terça-feira, 7 de agosto de 2007

Semana Mundial de Amamentação

Hoje, 7 de agosto é o último dia da Semana da Amamentação. Denise organiza pela segunda vez uma blogagem coletiva, com o intuito de incentivar a prática.

Para colaborar, estou fazendo este post, com o texto abaixo que recebi de uma amiga.

Amamentação


O Colostro, que é o primeiro leite, aparece 24 horas após o parto. É amarelado e espesso (grosso). É um leite muito especial, de fácil digestão e assimilação com grande quantidade de substâncias que protegem o bebê. É uma verdadeira “vacina’ contra doenças perigosas que a mãe já teve. O colostro “limpa” o intestino do bebê, ajudando-o a evacuar o mecônio (substância esverdeada acumulada no intestino do bebê antes dele nascer e que serão suas primeiras fezes).

O Leite Materno “desce” 2 ou 3 dias após o parto. Tem aspecto “aquoso” (de água), porém isso não significa que é fraco, é o “jeitão” dele. Ele contém grande quantidade de água, matando a sede do bebê. Por isso você não precisa dar água e chás entre as mamadas.

O Leite Materno contém também grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito.

O Leite Materno é digerido mais facilmente pelo bebê, por isso ele sente fome mais vezes ao dia. Já o leite de vaca contém mais gordura, demorando mais para ser digerido pelo bebê, deixando-o com sensação de “estômago cheio”.

Vantagens da amamentação

1) Além de alimentar, o leite materno tem uma grande quantidade de anticorpos. Cada ato de amamentar equivale, a grosso modo, a uma vacinação contra uma série de doenças, infecções (principalmente ligadas ao aparelho respiratório e digestivo) e alergias (urticárias, eczemas, etc.).

2) Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.

3) Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.

4) O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.

5) Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.

6) A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.

7) Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.

8) Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.

9) Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.

10) Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Juju, que etapa maravilhosa está vivendo em sua vida!! Que você consiga realizar todos os seus sonhos e entre eles, amamentar!! Beijus

samegui disse...

Uma futura mamãe, que lindo! Deus a abençoe nesta fase maravilhosa e que vocês sejam muito felizes.

P.S. Estou visitando as participantes da blogagem coletiva da Denise, da qual também orgulhosamente participei. E foi uma agradável surpresa vir aqui. Sejam muito felizes.