domingo, 7 de outubro de 2007

Primeiro pânico

Chegamos da Maternidade no final da manhã da quinta, a tarde foi bem tranquila, assim como a sexta. Joana passou boa parte do tempo dormindo, só acordando para mamar.

No início da noite de sexta, a mãe aqui começou a achar os seios inchando. Por volta das 11 da noite, eram duas bolas de basquete, grandes e duras. E as dúvidas do que fazer? Li e reli a apostila do curso de amamentação, mas não chegava a conclusão nenhuma, pois Chris achava que não devia usar bombinha para tirar colostro, só depois quando fosse leite, os pontos duros eu não aguentava nem tocar, tentei banho quente que só piorou e nada de Joana querer mamar mais, a soneca dela tava melhor (sim, essa menina puxou ao pai e AMA dormir). Arghhhhh!

Ligamos por volta da meia noite para Marcela, Santa Marcela, que me orientou a massagear (com dor e tudo), bombear e colocar gelo. Assim fiz, melhorou, mas a vontade de sair correndo não passou.

No sábado, liguei correndo de novo para Marcela, que veio e fez milagres. Foi a manhã inteiraaa fazendo massagem, bobeando, colocando Joana para mamar (ela me ensinou a não dar moleza para a pequena, tira a roupa para mamar, para ela não ficar confortável e não dormir tão rápido), mais massagem, bombinha... Ufa. Melhorou muito!

A tarde, ainda bombeei algumas vezes.

Hoje acordei beeem melhor, e Joana mamou bem mais. *Acho* que a situação está sob controle, mas amanhã vou ligar para Dra. Bernadete, do grupo das peitólogas, não quero correr riscos.

Duas vós babando...

Primeiro banho

O primeiro banho de Jojo foi na maternidade, dado pelo pessoal do berçário, claro. Chris foi ver e voltou espantado com a agilidade das meninas.


O primeiro banho em casa (e até agora, o segundo, terceiro, quarto...) foi dado pelo pai, que apesar de não ser rápido feito a mulherada do Santa Joana, vem fazendo um ótimo trabalho. Não deu ainda para tirar foto do banho em si, pois eu fico de ajudante*.


*Sempre que a gente vai fazer alguma coisa aqui em casa, Chris adora me colocar de "ajudante", que é a pessoa que vai buscar as ferramentas, ou ingredientes, a que fica segurando, ou seja, a que rala mas que no final não tem os créditos. Eu odeio ser ajudante, fico sempre reclamando o tempo inteiro. Mas nesta história de banho, estou adorando ser ajudante, coragem zero de dar banho!

Primeira noite, saída da Maternidade e ida para casa

A primeira noite de Joana nos fez pensar novamente sobre achar que ela era quietinha. Às 10 horas, todo mundo foi embora e resolvemos ir dormir, afinal o dia tinha começado no dia anterior, foi loooongo. Então, Joana resolveu acordar e mamar. Depois de mamar, Chris tentou colocá-la no bercinho, e tome choro. Ele pegou e colocou para dormir. Berço. Choro. Tira, bota, choro e assim foi até umas 3 e pouco da matina. Finalmente tive a grande idéia de ligar para o berçário e pedir ajuda. Depois de um tempo chega a auxiliar de enfermagem e dá o diagnóstico: "Ela quer 'dengar'.". "Dengar", como assim? "Dengar, quer dengo". Coloquei Joana na cama ao meu lado e ela dormiu como um anjo das 4 às 6, quando começou o entra e sai. (Quem toma café da manhã às 6 horas da manhã???). Olhem minha cara depois da noite...


Nossa estada na maternidade foi breve, Joana teve alta na quarta a noite e eu na quinta de manhã cedinho. Também, com aquelas enfermeiras entrando e saindo a partir das 6 da matina, quem queria ficar?

Nosso porco espinho foi para o berçário se arrumar, enquanto juntávamos nossas coisas, e a mãe tomava um banho renovador, pois estava precisando *muito*.


E lá vamos nós para nossa casinha, começar uma nova etapa da vida.


E olhem que fofa conhecendo seu berço:


(Não é impressão, ela está quase sempre dormindo).

Primeira mamada

Depois que saímos da sala de parto, eu fui para o quarto e Joana foi para o berçário, passar 2 horas em bercinho aquecido. Minha médica checou se estava saindo o colostro, deu instruções, parabéns e boa sorte e se foi.

Lá para as 2 e meia, 3 horas da manhã Joana chegou, com a enfermeira do banco de leite, para a primeira mamada.

E para minha alegria e alívio, já chegou fazendo "boca de peixe". Mamou de primeira. Uipiii! Minha filha vai mamar sem dificuldades!

sábado, 6 de outubro de 2007

Família de Jojo


Faltaram os tios que ainda não conseguiram chegar... Joana foi mais rápida!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O parto

Desde o dia que descobri que estava grávida, que falei que se desse, gostaria de ter um parto normal. Durante os nove meses, pensei forte nisso, apesar de no fundo no fundo, temer as dores, pois eu sou daquelas que não faz depilação a cera nas axilas porque dói muito.

Terça, dia 2, passei a tarde sentada na frente do computador trabalhando. Recebi várias ligações e chamados no messenger, e respodi a todos que a ultra feita de manhã tinha dado que Joana estava bem, o líquido normal, e que íamos esperar mais. Falei por volta das 18 horas com Dra. Glaúcia, e combinamos de eu ligar caso Joana desse sinal, caso contrário, segunda eu iria ao consultório resolver o que fazer.

Às 19 horas, chamei Chris para ir tomar sorvete, resolvi antes ligar para a loja. Quando falei com Carol, ela perguntou que voz era aquela, respondi que tinha acabado de sentir uma dorzinha, mas que era dor de barriga.

Fui para a sala e disse a Chris que estava com dor. Um minuto depois falei que tinha passado. Poucos minutos depois disse que tinha voltado. Passou. Tá doendo. Passou. Tá doendo. Passou. Até que ele falou: "Ju, isso é contração". Resolvemos marcar o tempo. Estava durando 45 segundos com intervalos de 10 minutos. Esperamos mais e medimos de novo: durando 50 segundos com intervalos de 5 minutos. Ligamos para Dra. Glaucia e ela disse para nos encontrarmos em 1 hora no Santa Joana.

Fomos arrumar as coisas, e quando fui tomar banho, já tava forte demais. Doendo mesmo. Quando entrei no carro, já estava beirando o insuportável. Chegando no Santa Joana, nada de internação, burocracia, fugi de tudo, fomos direto para o sexto andar, tentar achar Dra. Glaucia. Quando 10 minutos depois ela chegou no quarto onde me colocaram eu já estava histérica, tinha vomitado em Chris, e com 3 cm de dilatação. Foi aí que ela ligou para a equipe. E eu só berrando, querendo uma anestesista. Meia hora depois, eu já estava com 7 cm (esses 4 cm geralmente demoram 4 horas para chegar, por isso que as dores eram tãoooooo fortes, dilatou muito rápido). E finalmente, fomos para a sala de parto, a bolsa rompeu, chegou a anestesista, e o líquido milagroso passou *todas* as dores como um passe de mágica (por que meu marido não fez anestesia? virei fã dessa especialidade). Aí esperamos a dilatação total, conversando, rindo, descontração total, depois foi só fazer força e Joana vir ao mundo, tornar nossa vida muito mais FELIZ!

Chegada de Joana


Tanto a falar, tantas emoções, não sei por onde começar! Mas o fato é que a nossa querida Joana chegou. Iluminada, linda, fofa, dorminhoca e careteira! Vou tentar, aos poucos, contar as emoções que começaram terça, 19 horas. Meia hora depois do meu post, dizendo que íamos esperar até o final de semana, antes de tomar uma decisão.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Joana Nasceu!!!!

Joana nasceu hoje, dia 03 de outubro de 2007, às 00:17 h, de parto normal.

Ela tem 49 cm e pesa 3,140 gramas. Estão todos bem no Santa Joana (A mãe frouxa sobreviveu!)

Sérgio, o Tio.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Tudo normal... então vamos esperar.

Olás.

Hoje fizemos ultra-som para ver o estado geral de Joana. Tudo normal, líquido normal, peso 3.404 g (+-15%), movimentos normais... É, ainda não chegou a hora dela.

Vamos esperar até o final de semana...

Aguardem notícias!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A espera continua

Olás.

Hoje a tarde fui em Dra. Glaucia e após exames, ela disse que tudo continua como antes. Nenhum sinal de Joana.

Falou para eu fazer um ultra-som amanhã de manhã, para verificar como está o líquido aminiótico e o peso. Se tudo estiver bem, esperamos até o final de semana. Pois ainda é prazo normal.

Aguardem notícias! :-)

Ju

Espera

Nada de Joana, continuamos aguardando a chegada dela...

Juli & Chris.