quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Lavagem das roupinhas

Importei minha ex-babá para vir lavar as roupinhas de Joana. Eu confesso que lavo muito mal, nenhuma coragem de colocar aquelas minúsculas roupas fofas na máquina, muito menos de entregar para outra pessoa lavar.

Lá vem Coinho de Caruaru com o maior gosto lavar as roupas. O varal ficou uma obra de arte.


Nada como um lanchinho para a equipe após da árdua tarefa (Mainha ajudou a estender a roupa e eu coordenei os trabalhos!).


E que lindo o resultado, tudo passado:


Quando o pai viu o resultado final falou: "Tá tudo muito lindo, mas sabia que Joana vai usar e vai sujar?" Hum, detalhes!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Aniversário da Tia

Hoje é aniversário da Tia de Joana, fomos almoçar na casa da Avó de Joana, para comemorar a data (é assim mesmo, depois que o bebê nasce, todos passam a ser a Tia, a Avó, a Mãe...).


Na hora de ir embora, quem disse que eu consegui fechar a sandália??? O barrigão não deixa mais...

domingo, 12 de agosto de 2007

Dia dos Pais

Olhem só, Chris ganhou de Joana uma camisa igual a dela... Só vai demorar um pouquinho até eles poderem inaugurar...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Vai ser tio!

Titio veio ver Joana...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Semana Mundial de Amamentação

Hoje, 7 de agosto é o último dia da Semana da Amamentação. Denise organiza pela segunda vez uma blogagem coletiva, com o intuito de incentivar a prática.

Para colaborar, estou fazendo este post, com o texto abaixo que recebi de uma amiga.

Amamentação


O Colostro, que é o primeiro leite, aparece 24 horas após o parto. É amarelado e espesso (grosso). É um leite muito especial, de fácil digestão e assimilação com grande quantidade de substâncias que protegem o bebê. É uma verdadeira “vacina’ contra doenças perigosas que a mãe já teve. O colostro “limpa” o intestino do bebê, ajudando-o a evacuar o mecônio (substância esverdeada acumulada no intestino do bebê antes dele nascer e que serão suas primeiras fezes).

O Leite Materno “desce” 2 ou 3 dias após o parto. Tem aspecto “aquoso” (de água), porém isso não significa que é fraco, é o “jeitão” dele. Ele contém grande quantidade de água, matando a sede do bebê. Por isso você não precisa dar água e chás entre as mamadas.

O Leite Materno contém também grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito.

O Leite Materno é digerido mais facilmente pelo bebê, por isso ele sente fome mais vezes ao dia. Já o leite de vaca contém mais gordura, demorando mais para ser digerido pelo bebê, deixando-o com sensação de “estômago cheio”.

Vantagens da amamentação

1) Além de alimentar, o leite materno tem uma grande quantidade de anticorpos. Cada ato de amamentar equivale, a grosso modo, a uma vacinação contra uma série de doenças, infecções (principalmente ligadas ao aparelho respiratório e digestivo) e alergias (urticárias, eczemas, etc.).

2) Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.

3) Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.

4) O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.

5) Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.

6) A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.

7) Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.

8) Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.

9) Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.

10) Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Ciclo da Vida (?)

Nesse domingo, um tio, único irmão da minha mãe faleceu. Teve um infarte e puft!

Ok, ok, é o ciclo da vida, uns indo outros chegando, mas a ida não é tão fácil assim. E uma chegada nunca justifica ou compensa uma ausência querida, ainda mais prematura.

Cua, era assim que o chamávamos, vai fazer muita falta. E eu sinto tanto por Joana não vir a conhecê-lo. Ele vibrou tanto quando soube da chegada dela...

sábado, 4 de agosto de 2007

Voltamos!

Eu e Joana fomos ao Rio e SP. Ela se comportou muito bem, mas eu acho que exagerei. Chegamos ontem de madrugada mas ainda não me recuperei. Estou muitooo cansada, com a barriga pesando muitooooo. Depois conto as novidades.

Beijos!