terça-feira, 24 de julho de 2007

30 semanas

Segundo o Guia do Bebê... 30ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.

O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.

Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.

A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

--

Eu realmente não estou sentindo incômodo nenhum para dormir. Espero continuar assim! O que tem me incomodado um pouco é o peso da barriga, quando quero fazer as coisas rápido...

A yoga tem sido 10 no sentido de me botar freio e ver a necessidade de desacelerar (corpo e, principalmente, cabeça). Ficar tranquila e atenta a Joana, e não às exigências da vida moderna. Risos.

Beijos! Ju

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Segundo o Guia do Bebê, 29 semanas...

Realmente, Joana está uma espuleta! Mexendo mais que nunca, passa o dia todo lembrando a mãe (como se eu esquecesse) "estou aqui, estou aqui"! :-)

8º mês lunar - 29ª semana

O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.

O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.

Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.

O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Primeiro soluço

Hoje de manhã Joana teve seu primeiro soluço. Muito engraçado a barriga mexendo ritmada. Demorou tanto, tanto, que só não fiquei aperriada ou com dó porque li em algum lugar que o soluço em bebês na barriga não incomoda como incomoda na gente. Ufa!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Nossa Senhora do Carmo

Hoje é feriado aqui em Recife, dia da padroeira da cidade. Aproveitamos a folga para ir andar na Jaqueira. Eu levei a máquina para registrar as 29 semanas de Joana, mas o pai, que não queria passar mico, tirou a foto tão rápido que ficou tremida:


Depois de muita insistência ele tirou essa, e não me avisou que a barriga não estava aparecendo:


Olha ele fugindo de mim!


Não sabe ele que os micos ainda não começaram, criança é que faz pai passar mico em tudo que é lugar!!! :-)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

De que o bebê precisa?

Um bebê precisa de tantaaa coisa, materialmente falando. Nunca imaginei que um ser tão pequeno fosse tão consumista! kkkkk Ok, ok, as mães é que são, né?

Comecei a montar o enxoval meio perdida, então recolhi listas de enxoval em várias lojas, mas eram listas sem fim, e nunca concordavam entre si.

Então com a ajuda de algumas amigas recém mães e da minha mãe juntei todas as listas, cortando um monte de coisas. Ainda não está finalizada, pois tem algumas interrogações se precisa mesmo, também tem umas coisas que minha mãe acha um exagero, tipo 30 fraldas de pano (dado que o nenê só vai usar descartável). De toda forma, a lista está disponível aqui, para alguma mãe de primeira viagem feito eu, que esteja precisando de uma noção.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Segundo o Guia do Bebê...

Confesso que peguei uma régua para checar quanto é 25 cm (coitada, deve estar toda espremida!) e também para saber onde bate 8 cm acima do meu umbigo... minha nossa, onde está meu estômago???

28ª semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.

Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.

Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.

Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.

Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece em mulheres não diabéticas, mas desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Bem-vinda, Alice!

Hoje a noite nasceu Alice, filha de Juliana e Telmo. Mais uma fofura que veio ao mundo:


Seja bem-vinda, querida Alice. Que sua vida seja linda.

domingo, 8 de julho de 2007

28 semanas

E o pai consegue montar o berço (André, ele só demorou 2 horas ;-) )


o carrinho também...


D. Izabel, bisa de Joana.


Olha a buxão!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Yoga para gestantes

Comecei a fazer Yoga na última segunda. Este era um plano desde o início da gravidez, que finalmente consegui realizar, mesmo estando já com 6 meses. Foram só duas aulas até agora, mas gostei bastante, pois me obriga a ficar quieta e parar o juízo, sempre acelerado!

terça-feira, 3 de julho de 2007

27 semanas